Tudo o que vOcê precisa saber antes de investir em Papel de Parede
Cansou da decoração de sempre? Não tem ideia de por onde começar? Nós vamos te dar uma dica valiosíssima: invista em papel de parede! Mas antes de comprar, leia todas as recomendações que listamos pra você a seguir.
Por que papel de parede?
Porque além da praticidade de aplicação, variedade de estampas, cores e texturas que só este tipo de revestimento oferece, quando falamos em papel de parede é importante ressaltarmos também a grande durabilidade desse material. As novas tecnologias investidas neste tipo de revestimento possibilitaram uma grande variedade de tipos que atendem aos mais variados gostos e necessidades, portanto fique atento às tipologias e tire todas as dúvidas com o vendedor antes de escolher o seu. Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel vinílico ou com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.
Mas onde colocar?
Em termos gerais, papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno (exceto áreas molhadas), desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação. O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há muito tráfego, como salas e corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis. Nos banheiros, a indicação é que não seja utilizado papel de parede, já que em áreas molhadas ou úmidas ele certamente vai descolar, mas sinta-se livre para usar nos lavados.
E quanto a aplicação?
Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta. Papéis com aplicação de pedras, bijuterias ou outros adereços frágeis exigem mão de obra especializada, fique atento.
Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos os listras é preciso levar em conta também o “rapport”, ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.
E se eu enjoar do modelo que eu apliquei?
É só retirar. Uma das grandes vantagens dos papéis de parede é facilidade para retirá-los. Você pode utilizar água ou removedor de papel. Se o papel de parede for removível, com uma faca retire uma ponta do papel e puxe-a o mais próximo possível da parede, sem abrir muito para evitar que se rasgue. Para retirar o papel não-removível molhe-o com água morna e deixe agir por alguns minutos, depois retire usando uma espátula. Para o papel lavável use uma lixa grossa para raspar a superfície antes de molhar.
Agora que você já sabe as vantagens dos papéis de parede e decidiu revestir a casa toda, aprecie os belíssimos modelos da J.D. Papéis de Parede.